mesa

5 dicas para ter uma mesa impecável no seu evento

By in ,
No comments

Caro amigo e amiga,

Eu sou um grande privilegiado. Tenho uma esposa que é organizadora de eventos, o que é óptimo para me ajudar a conseguir trabalhos de fotografia, e os meus filhos também já estão a dar cartas promissoras: o Jorge está numa escola de cozinha e a Francisca dedica-se à área da música. A brincar a brincar, costumo dizer que, daqui a uns anos, vamos criar uma empresa de eventos só nossa, mas com cada um a trabalhar no seu ramo!

Com uma família assim, tenho sempre conversas muito animadas às refeições. A última foi sobre a forma como se deve montar uma mesa para um evento. Cada um tinha a sua opinião, mas, no final, todos chegámos a um consenso.

Serviço de mesa completo

Para ter uma mesa impecável, a primeira atitude a tomar é colocar um serviço de mesa completo com: o prato da sopa, o prato principal, todos os copos (os do vinho e o da água) e todos os talheres (os da sopa, os da carne, os do peixe e o da sobremesa). Se não tem um serviço destes em casa, facilmente consegue adquirir um numa loja da especialidade.

Decoração floral

A decoração é também fundamental, provavelmente, até é o aspecto mais importante a ter em consideração. Por hábito, são escolhidos os arranjos de flores, pois são do agrado de todos. Se optar por esta ideia, aconselho-o(a) a escolher apenas um tipo de flor, para ficar com uma mesa uniforme e harmoniosa.

Toalha de mesa que encha a vista

Uma toalha que encha a vista, pelos bons motivos, é outro factor a considerar. Convém que se coloque uma toalha muito bonita, mas simples, com cores claras e apelativas, comprida (ultrapassando a mesa, mas apenas ligeiramente) e, se tiver rebordos diferentes, melhor. Pessoalmente, gosto de ver rebordos em renda.

Exposição correcta dos alimentos

A exposição correcta das travessas e das terrinas também deve ser feita sem erros. Se os pratos forem servidos por empregados, então não tem que se preocupar muito com isso. Mas, se estiver a organizar um evento pequeno e quiser colocar tudo na mesa, pouse as travessas e as terrinas no seu decorrer, mas sempre ao centro.

Sensibilidade com os pequenos detalhes

Para aprimorar ainda mais uma mesa, há sempre detalhes que contam, entre eles, as velas, os centro de mesa, as fitas para decorar as cadeiras, os menús impressos em cartão (muito comuns nos casamentos e baptizados), os guardanapos perfeitamente enrolados, etc. Quanto maior for o evento, mais se deve investir nestes pormenores.

Preparar um evento dá imenso trabalho, não tenha dúvidas. E não falo só da escolha do catering, da música ou da própria decoração. A preparação das mesas é crucial e faz toda a diferença para os convidados. Se pensar bem, uma das primeiras coisas que lhe chama a atenção num evento é a mesa onde se vai sentar, correcto? Por isso mesmo, é preciso saber como prepará-la convenientemente.

Espero que tenha gostado destas ideias e que consiga tirar um bom proveito da minha publicação. Se quiser contribuir com mais algumas, fique totalmente à vontade. Este cantinho é tanto meu como seu!

Eduardo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *