evento

O que é crucial para os fotógrafos na organização de eventos?

By in , ,
No comments

Caro amigo e amiga,

Dou-lhes as boas vindas ao meu blogue, um cantinho onde irei escrever sobre fotógrafos e eventos. E explico porquê: sou enólogo há 25 anos, mas também trabalho no ramo da fotografia, maioritariamente fazendo trabalhos em eventos grandes. Devido a esse facto, tenho alguns conhecimentos que gostaria de partilhar consigo, pois considero que lhe poderão ser muito úteis futuramente.

Um desses conhecimentos que vim partilhar hoje consigo é relativo à forma como os fotógrafos devem actuar num determinado evento, começando, em primeiro lugar, por confessar-lhe que nem sempre é fácil aguentar um dia inteiro a fotografar, tendo mil e um cuidados na cabeça.

Entre esses mil e um cuidados sublinho 5:

Fotografar todos os convidados

Fotografar todos os convidados e várias vezes é uma das coisas que não pode falhar. E há sempre oportunidades para isso: quando estão nas cerimónias, quando se reúnem em grupo, quando estão sentados nas mesas, quando estão a dançar… enfim, há sempre momentos perfeitos para mais um flash!

Juntar os grupos de forma correcta

Especialmente nos eventos com muitas pessoas, chega sempre aquele momento de juntar os amigos e a família e tirar as várias fotografias de grupo. Estas imagens são sempre as mais aborrecidas para os convidados, pois parece que estão numa fila à espera que chegue a sua vez de aparecer! Mas, para os fotógrafos, é um dos momentos mais importantes do evento, por isso, há que saber desempenhar bem o trabalho, colocando as pessoas nas melhores posições e a fazer as melhores poses.

Saber aproveitar as potencialidades do local

Se o evento é realizado numa quinta, é crucial que os fotógrafos saibam tirar o melhor partido do espaço e das próprias condições climáticas. Até mesmo para conseguirem ter uma maior variedade de fotografias para vender, quando as expuserem no final do evento.

Saber quando se deve parar

Os fotógrafos têm também que ter a capacidade de perceber quando devem parar, de forma a que os seus flashes não se tornem aborrecidos para os convidados. É claro que todos sabem que os profissionais estão lá apenas para trabalhar, portanto, muitas imagens têm que ser captadas. Contudo, tudo deve ser feito com conta, peso e medida.

Captar os pormenores

Saber captar os pormenores no momento certo é um outro ponto essencial numa carreira de fotografia e que deve ser aplicado em todos os eventos. Para além dos pormenores físicos e estáticos, que lhes podem despertar mais a atenção, existem também os que têm uma duração de uma fracção de segundos e que, registados, ficam para a vida. Um abraço muito sentido entre duas pessoas, uma gargalhada mais engraçada, uma mãe a embalar um filho, uma lágrima de felicidade, são apenas algumas das oportunidades de fotografia que não devem ser desperdiçadas.

Todas estas ideias são importantes, mesmo que não pertença ao mundo dos fotógrafos profissionais. Quem sabe se, um dia, não irá precisar de contratar um deles e não se porá a analisar todo o seu trabalho com outros olhos?

Eduardo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *