familia

O que ter em conta na hora de organizar um evento familiar?

By in , ,
No comments

Caros amigos disfrutadores de férias,

Como têm passado o vosso tempo livre? Quais os vossos destinos de eleição? Eu tenho vários, mas se tivesse de escolher um de praia e um de campo, diria Porto Santo (Madeira) e Góis (Coimbra). Haverá sítios mais paradisíacos e calmos? Penso que não.

Bom, mas vamos ao que interessa. Nesta altura do ano é comum a família juntar-se, quer para um aniversário, quer para um baptizado ou para um casamento (não haverá sempre um destes 3 eventos no Verão?) ou para um simples almoço ou jantar de convívio. E é óptimo quando tudo corre “nos trincos”. É ou não é? Neste post vou dar-lhe algumas dicas pelas quais se poderá seguir sempre que for a sua vez de organizar um evento para toda a família. Siga-me!

– Decida o local e a data com antecedência e certifique-se de que todos foram consultados e concordaram. Acertar estes dois pontos é meio caminho andado para que o evento seja um sucesso.

– Atribua uma tarefa a cada familiar, para que todos sintam que contribuíram. Podem ser coisas muito simples. Se se tratar de um evento em casa de alguém, cada um pode ficar encarregue de levar ou fazer alguma coisa: uns levam o vinho, outros o bolo, outro farão de fotógrafos e outros levarão os jogos, por exemplo.

– Tem algum familiar com necessidades especiais ou que se “queixe” muito? Aponte ou faça uma lista mental de tudo aquilo que possa aborrecê-lo e tenha isso em conta antes de decidir o local do evento, um lugar numa mesa ou até mesmo a cor das flores. Vale mais prevenir situações desagradáveis do que tentar remediá-las.

– Se o local do evento for a sua casa, lembre-se de manter todos entretidos: com bebidas ou snacks sempre à mão, um álbum de fotografias antigas ali em cima do móvel da sala e alguns jogos para as crianças (e não só!).

– Agora a sério, lembre-se que as crianças se aborrecem facilmente e planeie algo com que elas possam brincar entre. Por vezes um simples baloiço no jardim ou um jogo de tabuleiro são mais do que suficientes para um dia bem divertido.

– Uma coisa divertida que costumamos fazer em família é aproveitar as capacidades de cada um para fazer uma espécie de concurso de talentos. Um sobrinho que até sabe dançar, um avô que sabe contar anedotas e uma prima que adora cantar podem criar momentos inesquecíveis para todos. Experimente!

Espero tê-lo ajudado e que os seus eventos em família corram agora ainda melhor! Se tiver outras dicas que considere fundamentais, partilhe-as!

Eduardo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *